top of page
Buscar
  • Foto do escritorVia Aérea Balonismo

Passeios turísticos guiados com voo de balão na Serra da Canastra

A Serra da Canastra, localizada no estado de Minas Gerais, é conhecida por suas diversas cachoeiras, rios e trilhas. Porém, uma das formas mais incríveis de apreciar a beleza da região é através de um passeio de balão.


O passeio de balão na Serra da Canastra é uma atividade que proporciona uma experiência única, permitindo que os turistas vejam a paisagem de uma perspectiva diferente. Durante o voo, é possível observar as montanhas, rios, cânions e, é claro, a diversa fauna e flora do cerrado mineiro.



A atividade é realizada pela Via Aérea Balonismo. Os passeios costumam acontecer ao amanhecer ou ao entardecer, quando as condições climáticas são mais favoráveis.


Durante o voo, os passageiros também têm a chance de contemplar os animais típicos da região, como tamanduás, lobos-guará, veados e aves como araras e tucanos. O voo dura em média uma hora, dependendo das condições do vento, e terminam com um aterrisagem suave em um local previamente planejado pela equipe responsável pelo voo.





"Este passeio pode ser realizado a cada dois meses, e em cada balão podem ir 12 pessoas, além do piloto. O terapeuta e acupunturista passense Odilon Arantes Lemos participou de um dos grupos que fez o passeio de balão. Odilon esteve na Serra da Canastra pela primeira vez e realizou o passeio com um grupo de amigos e, segundo ele, a sensação de ver as belezas naturais da Canastra pelo alto é indescritível. “Foi a realização de vários sonhos, é o mesmo que voar sem ter asas. Nós fomos pela trilha dos canteiros e ficamos hospedados numa pousada, para embarcar bem cedinho. Foi um privilégio ver a Casca d’Anta de cima, o nascer do sol, a neblina”, destaca o terapeuta. Odilon conta que o grupo se reuniu próximo a um campo de futebol na comunidade de São José do Barreiro, por volta das 4h30 da manhã. O passeio durou cerca de 40 minutos, e o balão desceu numa fazenda na região da Babilônia. “O piloto desceu com uma precisão incrível, e logo chegou o resgate. Nós nos sentimos muito seguros, tanto em relação ao voo quanto ao resgate. Depois do passeio teve uma degustação de queijos e champanhe. É uma experiência única, valeu cada segundo. Foi realmente memorável”, define. O terapeuta afirma que ficou sabendo do balonismo através de uma amiga de outra cidade que está residindo em Passos. Através dela surgiu a ideia de montar um grupo de amigos para fazer o passeio. Como a ideia cresceu, acabou se tornando dois grupos, um que se programou para sair no sábado e o outro no domingo. O grupo de Odilon saiu no domingo, e o de sábado acabou não embarcando, devido ao mal tempo.“Quando não é possível embarcar devido às condições climáticas, todos são ressarcidos”, ressalta Odilon.

Antes de fazer o passeio é necessário assinar alguns termos de autorização, como forma de fazer o procedimento com o máximo de segurança, o que faz parte do regulamento.


Depoimentos de algumas pessoas que participaram do voo de balão sobre a Serra da Canastra:

“As fotos e os filmes não fazem justiça à experiência de voar em um balão. A ansiedade que se sente antes do voo é substituída por uma sensação indescritível de paz, segurança e harmonia com o meio ambiente. É um passeio que fica guardado na nossa alma.”

César Faria Nunes

“Voar em um balão é uma experiência única, uma sensação de paz e tranquilidade. Acordamos de madrugada e após diversos testes de normas de segurança pela equipe de profissionais para a realização do voo com segurança, com o tempo propício, em uma linda manhã entre 12 amigos, de um modo diferente, apreciamos a vida, o amanhecer do dia, a bela vista da beleza natural da Serra da Canastra e seus mistérios. Tivemos essa sensação de liberdade por aproximadamente 40 minutos, voando e sendo empurrados pela suave e vagarosa brisa natural do dia. Ao pousar, celebramos tudo isso com um lindo brinde com taças e um espumante, momento em que fomos resgatados pela equipe de busca de profissionais, conforme o planejado. Enfim, não é preciso ter asas, para literalmente poder voar!”

Mayra de Siqueira Cardoso Lemos

“A viagem de balão me fez perceber que o céu é o único lugar que você se sentirá perto de alguém independente de onde esteja.”

Carolina Castro Zolini

“Foi uma sensação de liberdade maravilhosa. A experiência foi única, indescritível e inesquecível!”

Eveline Oliveira Ribeiro

“Para mim que já conhecia a região da Canastra tive a oportunidade de ver a exuberância daquele lugar com uma ótica diferente. Ao ver aquele paraíso de cima, pude sentir a grandeza da natureza, que gentilmente acolhe as casinhas dos produtores do melhor queijo de Minas, em contraste com o céu azul, verde dos campos e pastagens, e o ar puro enchendo meus pulmões. A imagem do nascer do sol, com os primeiros raios de luz e a equipe enchendo o balão certamente ficará na memória, sinceramente, parecia cena de filme de Hollywood.”

Tarcísio Gambardela Pereira

“Voar foi uma experiência inexplicável, é uma mistura de sensações. Primeiro veio o medo, depois voando a tranquilidade tomou conta. Quase não conversamos durante o voo, pois todos nós estávamos impressionados com a vista maravilhosa. Voar foi a melhor coisa da vida!

Flávia Paiva de Oliveira

“A experiência de voar no balão foi única, quase indivisível, um misto de emoções entre o medo e a liberdade. Uma imensidão de sensações resultantes de uma satisfação única.”

Virgínia Augusta de Castro

(Texto de Renato Rodrigues Delfraro no site https://www.focomagazine.com.br/materia/2834/balonismo-na-serra-da-canastra-um-passeio-inusitado)


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page